᥀šŸ”„DIFERENƇA ENTRE MAGO , BRUXO E FEITICEIRO᥀šŸ”„










Du­ran­te mui­tos anos pro­cu­rei en­ten­der a di­fe­ren­Ć§a en­tre bru­xos, ma­gos e fei­ti­cei­ros. En­tĆ£o, hĆ” dois anos co­me­cei uma pes­qui­sa so­bre o te­ma e con­se­gui re­u­nir de for­ma prĆ”­ti­ca o ver­da­dei­ro sig­ni­fi­ca­do des­sas re­pre­sen­ta­Ć§Ćµes.





Quan­do es­cu­ta-se os ter­mos bru­xo, ma­go e fei­ti­cei­ro, co­mu­men­te as­so­cia­mos Ć  mes­ma coi­sa. Po­rĆ©m, nĆ£o Ć©! A ver­da­de Ć© que os trĆŖs es­tĆ£o re­la­ci­o­na­dos Ć  prĆ”­ti­ca de al­gu­ma ma­gia, se­ja ela na­tu­ral, cĆ³s­mi­ca ou quĆ­­mi­ca. E ain­da es­sas fi­gu­ras in­te­gram vĆ”­ri­as his­tĆ³­ri­as, len­das po­pu­la­res e par­ti­ci­pa­Ć§Ćµes em gran­des fei­tos da hu­ma­ni­da­de.





Os mĆ­s­ti­cos sĆ£o se­res que bus­cam o co­nhe­ci­men­to e au­to­co­nhe­ci­men­to aci­ma de tu­do. Es­tu­dam a na­tu­re­za, o uni­ver­so, plan­tas, ani­mais, er­vas, mi­ne­ra­is, ta­rĆ“, ru­nas, orĆ”­cu­los, pe­dras e a men­te das pes­so­as. Ho­je em dia o mais prĆ³­xi­mo des­sas prĆ”­ti­cas que co­nhe­ce­mos sĆ£o os her­me­tis­tas e os wic­cas. Mas a cul­tu­ra mĆ”­gi­ca es­tĆ” pre­sen­te em qua­se to­da cul­tu­ra an­ti­ga, mĆ©­dia, mo­der­na e con­tem­po­rĆ¢­nea.





Ɖ cla­ro que co­mo tu­do que Ć© bom, mui­tas pes­so­as fa­zem o mau uso des­sas prĆ”­ti­cas e aca­bam por mal re­pre­sen­tar to­dos os ma­gi­cis­tas, que des­ta for­ma sĆ£o as­so­cia­dos ao mal. Mas a ma­gia ne­gra Ć© di­fe­ren­te da ma­gia bran­ca, as­sim co­mo da ma­gia azul, ama­re­la, ver­me­lha e ver­de, que sĆ£o li­ga­das aos qua­tro ele­men­tos.





A ma­gia Ć© uma mes­cla de ar­te, ci­ĆŖn­cia e prĆ”­ti­cas fun­da­das na cren­Ć§a de in­flu­en­ciar o sen­ti­do dos fa­tos e pro­du­zir efei­tos nĆ£o na­tu­ra­is. Ela fun­da­men­ta-se da in­ter­ven­Ć§Ć£o de se­res fan­tĆ”s­ti­cos, ma­ni­pu­la­Ć§Ć£o de prin­cĆ­­pios ocul­tos pre­sen­te na na­tu­re­za, se­ja por fĆ³r­mu­las ri­tu­ais ou de aƧƵes sim­bĆ³­li­cas.





As pes­so­as mais cĆ©­ti­cas nĆ£o acre­di­tam no po­der des­ses se­res mĆ­s­ti­cos. As pes­so­as mais re­li­gi­o­sas di­zem que os mes­mos pos­su­em li­ga­Ć§Ć£o com o mal. Mas afi­nal, exis­te di­fe­ren­Ć§a en­tre es­ses trĆŖs ter­mos? A res­pos­ta Ć© sim e vo­cĆŖ vai en­ten­der ago­ra.











Ma­gos e ma­gas




Pa­ra com­pre­en­der me­lhor so­bre os ma­gos e ma­gas par­ta da pre­mis­sa de que es­tes sĆ£o de­ten­to­res da ma­gia pri­mor­di­al, ou se­ja, ma­gia pri­mi­ti­va, an­ciĆ£ e uni­ver­sal. Os ma­gos sĆ£o mes­tres na ar­te de trans­for­mar a re­a­li­da­de, po­de­ro­sos al­qui­mis­tas e pos­su­em co­mo fon­te de po­der o uni­ver­so e o co­nhe­ci­men­to.




Pos­su­em gran­de sa­be­do­ria dos mis­tĆ©­ri­os do mun­do e por ve­zes de­tĆŖm po­de­res cla­ri­vi­den­tes, me­di­Ćŗ­ni­cos e clau­ri­au­dien­tes. Co­mu­men­te sĆ£o se­gui­do­res da luz e co­nhe­cem a fun­do os en­si­na­men­tos e prin­cĆ­­pios mĆ”­gi­cos, pos­su­in­do po­der e aces­so in­fi­ni­to aos mes­mos.




Os ma­gos sĆ£o Ć­n­te­gros e co­nec­ta­dos ao Gran­de Es­pĆ­­ri­to. Es­tĆ£o ali­nha­dos com os prin­cĆ­­pios uni­ver­sais e es­pi­ri­tua­is. Gui­a­dos por vi­sƵes, re­ve­la­Ć§Ćµes, ex­pe­ri­ĆŖn­cias e sen­si­bi­li­da­de, pos­su­em gran­de ca­pa­ci­da­de de in­tu­i­Ć§Ć£o.




Es­ses mĆ­s­ti­cos es­tĆ£o li­ga­dos ao cos­mo e Ć  per­fei­Ć§Ć£o mĆ”­gi­ca. SĆ£o es­pi­ri­tua­li­za­dos, po­de­ro­sos, cri­te­rio­sos, sĆ”­bi­os, pos­su­em dons de pre­mo­ni­Ć§Ć£o e ca­pa­ci­da­de de lei­tu­ra e in­ter­pre­ta­Ć§Ć£o de so­nhos, as­tros e enig­mas.




AlĆ©m dis­so, os ma­gos pos­su­em co­nhe­ci­men­to das prĆ”­ti­cas sa­cer­do­tais e tam­bĆ©m fi­lo­sĆ³­fi­cas e as­su­mem o pa­pel de guias es­pi­ri­tua­is. Eles bus­cam a ilu­mi­na­Ć§Ć£o, equi­lĆ­­brio pes­so­al, na­tu­ral e uni­ver­sal e uti­li­zam do mis­ti­cis­mo pa­ra o au­to­co­nhe­ci­men­to, sa­be­do­ria sa­gra­da e ele­va­Ć§Ć£o das po­ten­ci­a­li­da­des.





Bru­xos e bru­xas




Os bru­xos e bru­xas sĆ£o mes­tres na ar­te da bru­xa­ria. Seus po­de­res e prin­cĆ­­pios ba­sei­am-se na li­ga­Ć§Ć£o en­tre a na­tu­re­za, ci­clos na­tu­ra­is, lu­na­res e pro­fun­do co­nhe­ci­men­to da me­di­ci­na na­tu­ral. SĆ£o li­ga­dos aos cin­co ele­men­tos: fo­go, Ć”gua, ter­ra, ar e es­pĆ­­ri­to. SĆ£o mes­tres na cri­a­Ć§Ć£o de ob­je­tos mĆ”­gi­cos, co­nhe­cem a fun­do o ocul­to e a na­tu­re­za. ExĆ­­mios na in­vo­ca­Ć§Ć£o de for­Ć§as ocul­tas e na­tu­ra­is e sĆ£o ex­ce­len­tes cu­ran­dei­ros.




Es­ses mĆ­s­ti­cos sĆ£o exĆ­­mios ri­tu­a­lis­tas e nor­mal­men­te a fon­te de seus po­de­res es­tĆ” na ener­gia da noi­te, prin­ci­pal­men­te de lua cheia, eclip­se e lua de san­gue. As fa­ses da lua e es­ta­Ć§Ćµes do ano sĆ£o mui­to im­por­tan­tes aos bru­xos que uti­li­zam des­ses co­mo prin­ci­pio ati­vo de seus po­de­res
Os bru­xos de­tĆŖm o uso da ma­gia na­tu­ral e sen­so­rial, sĆ£o sĆ”­bi­os e co­nhe­cem a fun­do o uso e efei­to de po­Ć§Ćµes mĆ”­gi­cas e uti­li­za­Ć§Ć£o de er­vas, cris­tais e plan­tas. Uti­li­zam tam­bĆ©m gri­mĆ³­rios e in­ter­ven­Ć§Ćµes so­bre­na­tu­ra­is nas su­as prĆ”­ti­cas.
Al­gu­mas li­nhas de bru­xa­ria se­pa­ram es­ses re­pre­sen­tan­tes em trĆŖs ca­te­go­ri­as re­la­ci­o­na­dos com a vi­da mĆ”­gi­ca dos pra­ti­can­tes:




Os vir­gens, que re­pre­sen­tam os en­can­ta­men­tos, cri­a­Ć§Ć£o, ex­pan­sĆ£o, pro­mes­sas, nas­ci­men­tos, ju­ven­tu­de e seus po­de­res es­tĆ£o li­ga­dos Ć  lua cres­cen­te;




O pai/ a mĆ£e, que re­pre­sen­tam a ma­tu­ra­Ć§Ć£o, fer­ti­li­da­de, se­xu­a­li­da­de, res­pei­to, es­ta­bi­li­da­de, po­der, vi­da e seus po­de­res es­tĆ£o li­ga­dos Ć  lua cheia;




O an­ci­Ć£o e a an­ciĆ£, que re­pre­sen­tam o re­pou­so, mor­te, ter­mi­na­Ć§Ćµes, sa­be­do­ria e en­si­na­men­tos e seus po­de­res es­tĆ£o li­ga­dos Ć  lua min­guan­te.





Fei­ti­cei­ros e fei­ti­cei­ras




Os fei­ti­cei­ros sĆ£o mes­tres na ar­te da fei­ti­Ć§a­ria. Seus po­de­res e prin­cĆ­­pios ba­sei­am-se na al­qui­mia, au­to­co­nhe­ci­men­to, co­nhe­ci­men­to al­heio e uti­li­zam de for­Ć§as men­tais, na­tu­ra­is, fei­ti­Ć§os e en­can­ta­men­tos.




Es­ses re­pre­sen­tan­tes sĆ£o li­ga­dos Ć  cha­ma­da “ma­gia hu­ma­na” e apren­dem a ma­gia de ma­ni­pu­lar for­Ć§as es­pi­ri­tua­is e na­tu­ra­is, di­fe­ren­te de al­gu­mas li­nhas de bru­xos e ma­gos em que o in­di­vĆ­­duo jĆ” nas­ce com es­se san­gue.




Seus po­de­res es­tĆ£o re­la­ci­o­na­dos Ć s prĆ”­ti­cas de au­to­con­tro­le e co­nhe­ci­men­to in­ter­pes­so­al de­sen­vol­vi­do a par­tir da ma­gia. A fei­ti­Ć§a­ria es­tĆ” tam­bĆ©m li­ga­da Ć s prĆ”­ti­cas “ma­gi­co­ci­en­ti­fi­cas” que sĆ£o ati­vi­da­des de co­nhe­ci­men­to ocul­to e ci­en­ti­fi­co, exem­plo: po­der da men­te; lei da atra­Ć§Ć£o; hip­no­se; e fĆ­­si­ca quĆ¢n­ti­ca.




Os fei­ti­cei­ros sĆ£o exĆ­­mios na ar­te dos en­can­ta­men­tos e in­vo­ca­Ć§Ćµes es­pi­ri­tua­is, que pro­du­zem efei­tos im­pos­sĆ­­veis em pes­so­as ou ob­je­tos. SĆ£o im­pe­cĆ”­veis nas ar­tes di­vi­na­tĆ³­ri­as, sin­cro­ni­ci­da­de e pro­fe­ti­za­Ć§Ćµes.




AlĆ©m dis­so, uti­li­zam da ma­gia em­pĆ­­ri­ca sem prĆ©­vio co­nhe­ci­men­to de gri­mĆ³­rios. Os fei­ti­cei­ros pos­su­em, ain­da, a ca­pa­ci­da­de de pre­ver o fu­tu­ro e re­a­li­zar ben­ze­du­ras e ri­tu­ais. Al­guns tam­bĆ©m uti­li­zam da se­du­Ć§Ć£o e da ca­pa­ci­da­de de hip­no­se, sim­pa­ti­as e uti­li­za­Ć§Ć£o de ob­je­ti­vos mĆ”­gi­cos em seus pro­ce­di­men­tos.




Es­ses ma­gi­cis­tas sĆ£o ca­pa­zes de uti­li­zar 100% de sua ca­pa­ci­da­de ce­re­bral e in­te­li­gĆŖn­cia men­tal pa­ra al­te­rar a pro­ba­bi­li­da­de e de­sen­vol­ver a te­le­pa­tia e te­le­ci­ne­se.

Lichs




Os lichs sĆ£o ma­gos, bru­xos ou fei­ti­cei­ros, po­de­ro­sos, que mor­re­ram e apĆ³s is­so ad­qui­ri­ram imor­ta­li­da­de. Nor­mal­men­te par­te de sua al­ma ha­bi­ta ou­tro cor­po ou ob­je­to, es­te nor­mal­men­te sen­do pon­to fra­co.




SĆ£o se­nho­res das tre­vas e uti­li­zam da ma­gia ne­gra que pa­ra ad­qui­rir imor­ta­li­da­de trans­fe­re par­te de sua al­ma pa­ra al­gum ob­je­to? – ?cha­ma­dos de fi­lac­tĆ©­ria ­Ć s ve­zes, in­des­tru­tĆ­­vel. Ca­so es­ses ob­je­tos se­jam des­tru­Ć­­dos o lich mor­re.
AlĆ©m da ma­gia ne­gra, uti­li­zam da ne­cro­ma­nia e sĆ£o ca­pa­zes de trans­for­mar ener­gi­as Ć­m­pi­as so­bre su­as vĆ­­ti­mas e con­tro­lar os mor­tos.






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